Historia da arte
Além disso, fica privado do encantamen- to e das emoções despertadas pelas obras dos grandes artistas.
Esta lacuna impede também o es- tudante de ter uma visão mais abrangen- te do processo cultural como um todo, uma vez que o conhecimento das artes plásticas facilita a compreensão das obras literárias e é uma fonte de referência im- portantíssima para o entendimento do processo histórico.
Este livro foi escrito com o objeti- vo de contribuir para superar esta falha.
Ele poderá ser um bom caminho para um primeiro contato com a História da
Arte.
Dentro dos limites fixados para este trabalho, foi preciso selecionar artistas e obras, já que é impossível abordar to- da a produção artística que se foi acu- mulando ao longo da história da huma- nidade. Dentre as opções, uma foi mais di- fícil: a de não apresentar de forma es- pecífica a arte dos povos do Oriente - do mundo árabe, da Índia, do Japão, da
China- bem como da União Soviéti- ca, pois isto significaria estender demais o livro. Por outro lado, tratar de forma muito resumida uma arte tão rica pode- ria dar a impressão de que ela não é im- portante, o que significaria reforçar pre- conceitos. A opção foi, portanto, apresentar apenas a produção artística do Ociden- te , pois toda a nossa arte e a nossa cul- tura foram basicamente influenciadas pelos padrões da Europa Ocidental, no passado, e dos Estados Unidos, no pre- sente. São fundamentalmente os valores estéticos desenvolvidos no Ocidente que influenciam a criação de nossos artistas.
É também com estes valores que esta- mos constantemente em contato através dos meios