Ornamentos (na música)
Conclusão
De acordo com o seguinte trabalho, é possível termos construído uma base de conhecimento sobre o assunto ornamento, na música.
Foi possível observarmos que desde a época do Canto Gregoriano, os ornamentos são utilizados, apesar de que com o tempo o ornamento foi sempre evoluindo e melhorando, trazendo beleza e formosura a diversas músicas, e com esta evolução ao longo do tempo que hoje conhecemos os nove ornamentos.
Esperamos que este trabalho possa ter lhe ajudado a compreender melhor ouum pouco mais sobre ornamentos.
Ornamento
Ornamento na música são desenhos que podem ser notas ou símbolos específicos para cada tipo de ornamento. Essas notas ou símbolos tem a função de trazer maior beleza a música, adornando as notas reais da melodia.
O ornamento surgiu pela falta de sonoridade dos instrumentos de tecla. Até o início do século XVII os ornamentos não vinham nas partituras fazendo os cantores improvisarem os ornamentos, também é difícil definir uma norma geral pelo motivo de não estarem impressos. Com o tempo os compositores começaram a identificar os ornamentos através de sinais para determinada nota ou frase.
Existem nove ornamentos sendo eles:
Trinado (ouTrilo), Mordente, Grupetto (ouGruppeto,Gruppetto,Grupeto), Appoggiatura (ou Apogiatura,Apojatura), Floreio, Portamento, Cadência (ouCadenza), Arpeggio (ou Arpejo, Harpejo) e Glissando.
Apojatura
A appoggiatura é praticamente o ornamento mais usado. Sempre consiste em uma ou duas notas, que estão sempre antecedendo a principal. Quando de uma única nota, é representada por uma pequena figura, que pode estar cortada por um traço diagonal ou não. Quando de duas notas, é sempre representada por pequenas semicolcheias. Existem dois tipos de