HISTORIA DA ARTE
(17:11:53)
Fechar
A PINTURA NA PRÉ-HISTÓRIA
O processo Histórico da Humanidade é dividido em dois períodos: A Pré-História e a História. O que diferencia estes dois períodos é a utilização da escrita pela sociedade histórica. De acordo com os materiais usados para o fabrico de seus instrumentos de trabalho, as culturas do passado foram divididas em Idade da Pedra e Idade dos Metais.
A Idade da Pedra se inicia nos primórdios da humanidade e vai até cerca de 5.000AC, quando se inicia a Idade dos Metais (uso do cobre, bronze e ferro). A Idade da Pedra é dividida em período Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior e Neolítico, sendo que o que caracteriza o Paleolítico é o uso da pedra lascada para fabricar instrumentos de trabalho e o Neolítico o uso da pedra trabalhada, polida e o aparecimento da agricultura e a domesticação de animais.
O Paleolítico Inferior vai até cerca de 25.000AC, quando aparece o HOMO SAPIENS, ou seja, o homem com as características físicas e intelectuais do homem que hoje habita o planeta: Somos velhos!. O Paleolítico Superior vai de cerca 25.000AC até cerca de 10.000AC, quando passa a predominar o Neolítico.
No Paleolítico, os homens eram coletores de alimentos: caçavam os animais selvagens, praticavam a pesca, extração de moluscos, a coleta de frutos, raízes e ovos. Habitavam cavernas naturais e habitações rudes feitas de folhas de árvores. Viviam em bandos e eram nômades, pois mudavam de região constantemente a procura de novas áreas de caça, melhor local para a pesca e melhores condições climáticas. Utilizavam lascas de madeiras, pedra e osso como instrumentos e ferramentas (faca, machado, etc.) e aprenderam a controlar o fogo.
No período Neolítico, os homens usavam a pedra trabalhada, polida para confecção de suas ferramentas e instrumentos de trabalho. Neste período ocorreu uma verdadeira revolução do ponto de vista econômico, que foi a revolução agrícola: o homem