HIST RIA DA ARTE
Povos Pré-Históricos e Primitivos, América Antiga;
- Arte significa o exercício de atividades tais como a edificação de templos e casas, a realização de pinturas e esculturas, ou a tessitura de padrões, nenhum povo existe no mundo sem arte.
- A arte como uma espécie de belo artigo de luxo, constitui um desenvolvimento bem recente. No passado, as pinturas e as estátuas não eram consideradas meras obras de arte, eram objetos com funções definidas.
- Os primitivos estão mais próximos do estado em que emergiu a humanidade, tudo possuía objetivo: cabanas para protegê-los; imagens para protegê-los de outros poderes, tão reais quanto a força da natureza e pinturas e estátuas são usadas para a realização de trabalhos de magia. Imagem como algo poderoso para ser usado e não como algo bonito para contemplar.
- Não entravam nas profundidades das cavernas para decorar, imaginavam que se fizessem uma imagem da presa os animais verdadeiros sucumbiriam ao seu poder. Povos antigos ainda usam desse costume, as ideias se ligam com o “poder” das imagens. Em festividades, vestiam-se como animais e dançavam, acreditavam que isso lhes daria poder sobre as presas. Colocavam mascaras de animais e acreditavam estar com a sua força, não há outro mundo para estragar a ilusão. Neste caso o que importa não é a beleza da pintura ou da escultura e sim se ela “funciona”, se pode trazer a mágica requerida.
- Cada artista trabalha para sua própria gente, sabe exatamente o que quer dizer cada cor e cada forma. A história da arte é uma história de ideias, concepções e necessidades em permanente evolução.
- Possuíam habilidades em manusear o couro e os Maoris criaram maravilhas trabalhadas em madeira. Os polinésios eram excelentes entalhadores, mas não consideravam fazer dessas figuras (por ex. Oro, Deus da guerra) a representação correta de um homem, o que é possível ver é uma peça de madeira recoberta com fibra vegetal entrançada.
- Os