historia da arte - bizantina
CAMPUS FLORIANOPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL MECÂNICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE PRODUTOS
SÍNTESE SOBRE OBRA BIZÂNTINA
Danielle Phabiolla Araujo Siqueira de Andrade
A imagem acima é uma fotografia do mosaico com a imagem de Teodora, imperatriz Bizantina nos anos 500, e outros personagens da época.
Percebe-se logo a presença de uma realeza, a Imperatriz Teodora, não está no centro da imagem, porém o detalhamento em suas vestes e a coroa sobreposta a sua cabeça nos faz olhar diretamente para ela.
O grupo parece estar em um ritual, do qual o objeto que a personagem principal segura e a fonte à frente têm grande importância.
A imagem de Teodora é a única que foge do padrão de altura, centralizada abaixo de um arco e seguida de uma aura faz mais uma vez o destaque para a figura principal da obra. Teodora segura uma espécie de taça dourada e parece estar entregando a um homem ao seu lado.
Dois homens ao lado esquerdo, e sete mulheres ao lado direito, dando destaque as duas mais próximas a Imperatriz, pois suas vestes se destacam em comparação as outras cinco. As duas mulheres estão com lenços sobre as cabeças de cores diferentes as outras. A mulher mais próxima à figura principal (1) coloca a mão sobre o peito, enquanto a mulher ao lado (2) encosta a mão na roupa da outra (1).
As cinco mulheres amontoadas, estão com um olhar cansado, as quatro mais próximas, á imperatriz, olhando para o lado esquerdo, enquanto a última olha para o lado direito.
O primeiro homem do lado esquerdo da obra segura a cortina com uma das mãos, um pouco a sua frente está instalada uma espécie de fonte, com água corrente.
Muito colorido, porém com mais cores quente, como o laranja, amarelo e o vermelho.
Teodora de Bizâncio
Imperatriz bizantina que reino ao lado do marido Justiniano I. Especula-se que nasceu onde hoje seria a Síria por volta dos anos 500.
Autores como Procópio e João de