historia cozinha francesa
PROFESSORA : NAiARA
ASSUNTO:FRAUDES POR ALTERAÇOES EZIMÁTICAS
A palavra fraude oriunda do latim fraus, fraudis, significa engano ,má fé e normalmente se dá quando o fornecedor, para obter maior lucro , utilizar de meios desonestos para burlar o controle de qualidade .O exemplo clássico é a adição de água no leite, para aumentar o volume .Mas há outros tipos de tipos de fraudes que mascaram a perda de qualidade de um produto , como o uso de sulfito de sódio em carne previamente moída em processo de deterioração.
Estas alterações procuram ocultar ou mascarar as más condições estruturais e sanitárias dos produtos e atribui-lhes requisitos que não possuem , destruindo algumas partes ou totalmente suas características essenciais, por envolvimento de suas qualidades físicas, estado de higidez e capacidade nutritiva
A fraude por Alterações, ocorre sem interferência de individuo. Mais pela ação de agente físicos, químicos, microbianos e enzimáticos, estas alterações podem ser produzidas por negligência às normas estabelecidas durante a etapa de processamento, de conservação e armazenamento do produto.(Kolicheski 1994).
Apesar de certos alimentos estarem evidentemente alterados, pode-se ainda autorizar o seu consumo.
Como por exemplo temos ovos “poderes” (povos orientais), queijos #passados” e leite acidificados (Evangelista 1989).
Apesar de nos exemplos acima os caracteres normais do alimento estarem distorcidos este podem ser ingeridos , se as transformações verificadas não tenham chegado ao ponto de de colocarem o consumidor em perigo de vida (Evangelista 1989).
A alteração só pode ser considerada fraude se o vendedor, sabendo que o produto encontra em condições impróprias, efetua ou ordena a sua comercialização ( Kolicheski 1994).
Desde a etapa de obtenção do alimento até seu consumo , existem causam que criam condições favoráveis as alterações:
. Falha na coleta de obtenção do