O Capitalismo - Weber
As empresas capitalistas se concentra na obtenção do lucro, por meio da aquisição pela força de trabalho, gestão( contabilidade, balanço empresarial), estruturados nos equipamentos, máquinas, prédios, para obtenção de ativos. As empresas capitalistas estam findada na racionalização do cálculo.
2- Weber através dos seus estudos disse que o protestanismo ( calvinismo) foi um dos percursores pelo desenvolvimento do capitalismo. A reforma implicou na substituição por uma nova forma de controle pela igreja. Significou o respúdio de um controle que era mais frouxo, em favor de uma regulamentação do conduto como um todo, penetrando em todos os setores da vida privada e pública.
Os homens de negócios e donos do capital, assim os trabalhadores mais especializados são predominantimente protestante. De tal forma que a religião pode alterar a distribuição social conforme suas nececissades e determionar estrutura ocupacional. Sendo pregado pelo calvinismo.
Entretanto, a maior participação dos protestantes na propriedade do capital, ddas modernas empresas comércios e industriais, não está relacionada com a filiação religiosa, como o principal causadora.
3- A questão da religiosidade e economia esta fortemente destacada no texto de Weber. Principalmente em relação ao protestanismo o qual compara com outras religiões os seus princípios no qual está vinculada na origem do espírito capitalista. Ou seja, o desenvolvimento do capitalismo e a propagação de emresários esta ligada a religião do protestanismo( calvinismo).
Weber compara o catoliscimo com o