historia contemporaneo
Leia o trecho abaixo, retirado do texto indicado para leitura e a respeito da Declaração dos Direitos do Homem, e depois responda ao que se pede:
Se esta Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, (...), uma obra de circunstância. (ODALIA In: PINSKY , 2010 , p. 166.)
Considerando o texto lido explique a afirmação acima. Sua resposta não deverá ter mais do que doze linhas.
Resposta
Na composição dos 17 artigos da Declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos apesar de não ser a primeira , pois antes dela ouve a Declaração da Virgínia, mas esse caráter da 17 artigos não é tão abrangente na sua definição referente aos direitos civis do cidadão, pois ela oferece com uma mão , mas com a outra retira , ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem dizer nada referente aos miseráveis sem propriedade. Sendo que no artigo primeiro estabelece que os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos ,sendo esses direitos naturais e imprescritíveis cabendo a toda qualquer associação politica sua defesa e conservação. Consiste esses direitos na liberdade, no direito a moradia, segurança e resistência a opressão . O nascimento deste novo homem que dai ressurge é um cidadão cuja a sua liberdade esta segura , dando o entendimento que essa liberdade lhe dar livre acesso para fazer o que for cabível e que não cause danos aos seu próximo ( artigo 4).
2- No texto indicado para leitura, o autor afirma em dado momento que , ao mesmo tempos que a Declaração determinou direitos, também impôs limites. Consultando o texto indicado, explique esta afirmação. Sua reposta não deverá ter mais do que oito linhas.
Nos artigos de numero 7