História do turismo Contemporâneo
Viagens de lazer tiveram seu início nos últimos anos do século XIX ou início do século XX. Grandes mudanças na sociedade, estilos de vida, indústria e tecnologia alterou a morfologia da comunidade. Há momentos da história excepcional de grandes mudanças e de expansão. O século XIX assistiu a um boom econômico, seguido de uma ainda maior revolução industrial e científica, na segunda metade do XX. Turismo foi um dos principais beneficiários, a tornar-se no final do século XX, a maior indústria do mundo.
Com a revolução industrial, a burguesia, que terá recursos econômicos e tempo livre para viajar, na era contemporânea, com a invenção da máquina a vapor é uma redução drástica no transporte, que até agora eram puxados por animais consolida. Linhas ferroviárias estendem-se rapidamente por toda a Europa e América do Norte. Além disso, o uso de vapor na navegação reduz o tempo de viagem.
Inglaterra oferece primeiras viagens transoceânicas e domina o mercado marítimo na segunda metade do século XIX, o que irá favorecer a migração Europeia corre para a América.
É um grande momento de as empresas de transporte marítimo e de transporte.
Começam a surgir o turismo de saúde e de montanha turismo famosos sanatórios e clínicas privadas europeias, muitos deles vêm para os nossos dias como pequenos hotéis de luxo são construídas.
É também a época das praias frias (azul costa, canal...).
Em 1841, Thomas Cook organizou a primeira excursão na história. Apesar de ter sido um fracasso econômico é considerado um sucesso em termos que precedem o pacote turístico, então percebeu o enorme potencial econômico que poderiam ter esta atividade, criando assim em 1851 a agência de viagens Primeira no mundo, Thomas Cook e filho.
Em 1850henry William Wells fargo American Express e inicialmente dedicada ao transporte de mercadorias e, posteriormente, tornou-se uma das maiores agências do mundo. Apesar de Cook já havia introduzido American Express