Historia Contempora Nea
A) A civilização europeia do século XIX se fundava em quatro instituições. Eram elas o sistema de equilíbrio de poder, o padrão-ouro internacional, o mercado auto-regulável e o estado liberal. Para Polanyi, as quatro, acontecendo simultaneamente, foram meios que garantiram a paz mundial na época.
A primeira consistia em sempre procurar equilibrar o poder entre as potências, não permitindo que ficasse concentrado em uma ou duas, impedindo, por exemplo, que um único Estado se tornasse forte o suficiente para impor sua vontade sobre os demais. Isso pode ser visto hoje olhando para os Estados Unidos, que possui uma hegemonia de poder. Esse sistema de equilíbrio de poder promovia uma estabilidade entre as forças competitivas, postulando que três ou mais unidades capazes de exercer poder atuassem sempre de forma a combinar o poder das unidades mais fracas contra qualquer incremento de poder do mais forte. O objetivo disso era impedir a ocorrência de qualquer guerra duradoura e devastadora entre as Grandes Potências.
A segunda instituição, o padrão internacional do ouro, significou a adoção de um regime cambial fixo por parte dos países que aderissem a ele. De acordo com as teorias econômicas da época, o dinheiro deveria ser uma mercadoria igual às outras. A mercadoria eleita foi o ouro. Os países fixavam o valor de sua moeda em relação a uma quantidade específica de ouro, e assim realizavam políticas monetárias de compra e venda desse ouro, preservando tal paridade definida. Esse sistema decorreu da necessidade de uma moeda estável para servir de denominador comum nas trocas internacionais, de maneira a facilitar tais processos comercias entre as Grandes Potências da época. Simbolizava uma organização única na economia mundial, uma tentativa de ampliar o sistema doméstico de mercado no campo internacional.
Na terceira instituição (mercado auto-regulável), a regulação do setor econômico era feita pela própria