Ditadura
CURSO: DIREITO I PERIODO NOITE
DISCIPLINA: HISTORIA CONTEMPORA NEA
PROFESSORA: MARA LIGIA
HINAYARA SUELLY
RESUMO
Ditadura e Democracia na America Latina: O golpe de 1964 e o papel do governo dos EUA
Teresina
2013
RESUMO
O texto organizado por Samantha Viz retrata o Brasil no período da segunda guerra mundial e das relações que os Estados Unidos mantinham com o Brasil. A suposta necessidade de uma base militar no território brasileiro estreitou as relações.
No entanto após a guerra os Americanos não viam a importância de manter relações privilegiadas com o Brasil, más o brasileiros se achavam no direito de obter alguns favores por ter os apoiado na grande guerra.Os olhos da EUA estavam voltados para a Europa que precisava de “ajuda” e a implantação do plano Marshall era mais interessante nesse momento
No período da Guerra Fria a America Latina ganha uma apreciação da EUA somente após a revolução cubana quando Fidel Castro toma o governo de Batista que era apoiado pela governo Americano. A tomada de Fidel só se tornou um grande problema quando o Presidente Kennedy não obteve êxito na invasão de Cuba.
Cuba se tornara socialista e detinha o apoio da URSS nesse momento a EUA viu a necessidade de zelar pela America Latina e manter todos no seu controle. Nesse momento o Brasil como o maior pais desse continente deveria ser o exemplo. Então a uma forte campanha foi feita pelos os Americanos para a retirada de João Goulart da presidência pois ele tinha ” ideais socialista” e julgaram os militares como os únicos capazes de manter a ordem no Estado. A renuncia de Goulart foi em março de 1964 e golpe militar no Brasil foi instituído.
Porem não foi tudo feito de maneira imediata ainda no governo de Kennedy( 1961 a 1963) foi criado um projeto de Aliança para o Progresso em 1961 que visava implementar na America Latina o padrão de vida Americano. Mas Celso Furtado chefe da Sudene conhecendo melhor o projeto viu que