A POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL
FABRÍCIO FRANCO PIMENTA
A POLITICA SOCIAL NO BRASIL
JANUÁRIA
2013
FABRíCIO FRANCO PIMENTA
A POLITICA SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do IV Semestre: Fundamentos históricos, teóricos e metodologicos do serviço social IV, Direito e Legislação Social, Politicas Sociais I e Metodologia Cientifica.
JANUÁRIA
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem propor uma abordagem acerca do periodo neoliberal frente as políticas públicas assistenciais e suas transformações nesse periodo.
Será abordado também de forma superficial a questão do projeto etico politico da assistencia social e também alguns pontos acerca da constituição de 88 e o direito as politicas assistenciais.
Ao final do mesmo serão feitas as conclusões acerca do tema em estudo.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente vivemos em uma sociedade capitalista, onde há a relação de desigualdades sociais, economicas, culturais etc e a má distribuição de renda, com o advento do Neoliberalismo isso não é diferente, pois com essa politica, essas desigualdades se ampliaram ainda mais distanciando ricos e pobres.
Em relação ao Neoliberalismo, Bobbio aponta que:
Trata-se, portanto, de um Estado mínimo, sob forte controle dos indivíduos que compõem a sociedade civil, na qual se localiza a virtude. Um Estado com apenas três funções: a defesa contra os inimigos externos; a proteção de todo o indivíduo de ofensas dirigidas por outros indivíduos; e o provimento de obras públicas, que não possam ser executadas pela iniciativa privada. (BOBBIO, 1988)
Alguns criticos desse programa neoliberal afirmam que esse tipo de economia vem beneficiar os paises desenvolvidos e empresas multinacionais, ou seja os