Historia bacharel
Docente: Pavula Maria
Disciplina: Historia do Pensamento politico geral
Aluno: Arthur L. Andrade
Os sofistas a arte de ensinar e
Sócrates e os Sofistas
Os sofistas a arte de ensinar, analise do artigo de Marilena Chauí.
Podemos dizer, ou melhor, pode-se dizer que os Sofistas foram os primeiros filósofos depois do período pré-socrático, opondo-se terminantemente a filosofia pré-socrática que achavam ultrapassada e errônea em certas partes, de modo que suas teorias possuíam discrepâncias contundentes, era comum também que os sofistas ensinarem as pessoas a defenderem seus pensamentos particulares e formarem suas próprias opiniões.
Porque a arte de ensinar? Por que um titulo tão sugestivo? São as duas primeiras perguntas que se formam em nossas mentes, a priori temos que destacar quais eram seus alunos, os sofistas eram procurados por jovens abastados da sociedade para beber um pouco de seus conhecimentos, ou seja, a formação do pensamento dos jovens era de muita importância para esses filósofos. Era necessário para participar do regime que vigorava na cidade de Atenas a palavra o conhecimento e que melhor maneira de participar da política que formar o pensamento com os filósofos socráticos e grandes mestres.
Mesmo estes negando a plenitude da verdade, ou ate mesmo sua real existência, ou mesmo a possibilidade dos seres humanos possuírem tal virtude é certo que eles aceitavam que não existia uma verdade plena, mas sim várias verdades boas ou más, grandes ou pequenas. Os ensinamentos sofistas se perderam no tempo de modo que é muito raro encontrar a metodologia utilizada pelos mesmos, o pouco que conhecemos é com auxilio da visão de Platão, mesmo sendo uma visão estereotipada, dos sofistas como os grandes charlatões da historia, que ensinavam os leigos e desenformados uma verdade que não possuíam, através da arte da retórica.
Esse termo sofista vem do grego e significa homem sábio e esclarecido que possui conhecimento