Elementos da narrativa
Personagens:
Protagonistas: Bacharel Aguiar e Serafina
Outros: O Desembargador(Pai de Serafina),O Comendador(Pai do Bacharel Aguiar),Tavares(Namorado de Serafina) e Cecília(Namorada do Bacharel Aguiar).
Tempo:Cronológico.Ex: “No quarto dia escreveu uma quarta a filha do Desembargador”.
Espaço:Onde se passa a história, ou seja, o meio físico.Onde acontece, o lugar.Ex: “O mesmo aconteceu na casa de Serafina”.
Enredo:É o esqueleto da narrativa,chamado também de trama.E dentro dele estão:
Introdução:É onde o narrador apresenta os fatos, e tem como maior objetivo despertar a atenção do leitor.Ex: “O comendador Aguiar, Pai do Bacharel João Aguiar, e o desembargador, Pai da jovem Serafina, desejavam muitíssimo que seus filhos se unissem em casamento.Nenhum dos jovens tinha qualquer inclinação amorosa pelo outro”.
Complicação:É o desenrolar da história, geralmente onde se desenvolve o conflito.Ex: “Apesar das oposições paternas, tanto o Bacharel Aguiar como a linda Serafina resolveram não renunciar aos seus respectivos amores, pensando que, com o tempo, talvez vencessem a resistência dos pais”.
Clímax: É o momento de maior tensão da história, que o conflito atinge o seu ponto máximo. O Clímax deve despertar a curiosidade e a atenção do leitor. É quando o Bacharel descobre que esta apaixonado por Serafina e ela por ele.Ex: “No quarto dia escreveu uma carta a filha do desembargador, que lhe respondeu com outra, e se eu disser ao leitor que ambos beijaram as cartas recebidas, o leitor vera que a história se aproxima do fim e que a catástofre está próxima”.A catástofre, na verdade, e terrível foi a descoberta que tanto o Bacharel como Serafina estavam apaixonados um pelo outro e já de longos dias.
Desfecho: É a conclusão da história, parte final: boa, ruim, má.Geralmente é onde se soluciona o conflito.Ex:” Casaram-se há alguns anos aqueles dois confidentes. Recusaram fazer a força aquilo que o coração lhes indicou depois. Há de ser