Elementos de uma narrativa
Foco narrativo
Este é o elemento da narrativa que compreende o ponto de vista (perspectiva) através do qual se conta uma história. Consiste na posição da qual o narrador conta a história. Dessa forma, esse elemento é um dos mais importantes quando estamos narrando algo, pois, por meio deste o autor deixa sua história mais criativa e interessante, uma vez que se o mesmo escolher um ponto de vista inusitado para a narração, ele pode gerar expectativa no leitor e surpreendê-lo. O foco narrativo pode ser constituído pelo:
Narrador-Personagem
Nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, e dessa forma, conta a história de uma posição interna, pois ele vive os fatos. Por isso, alguns traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional do narrador mediante o desenrolar dos fatos – que acaba fazendo com que o juízo que fazemos das personagens e fatos sofra a influência das interações do narrador com as mesmas.
Narrador-Observador
Este narrador é uma testemunha dos fatos, ou seja, não faz ideia do que se passa nas mentes das personagens da história, mas conhece tudo sobre o enredo e sobre qualquer outra informação que não seja exclusiva da mente das personagens.
Narrador-Onisciente
É o narrador que tudo sabe sobre o enredo, os personagens e seus pensamentos e os divulga para os leitores. Como seu próprio nome diz, ele é consciente de tudo – o que faz com que sua voz e as vozes das outras personagens se confundam às vezes.
Personagens
A importância dos personagens na construção do texto é clara. Podemos dizer que existe:
Protagonistas (personagens principais): São elas que geralmente as dificuldades do enredo, que lutam por seus objetivos.
Antagonistas: São os personagens que atuam contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos. Pode ser também uma situação, uma condição social, ou algum outro fator.
Adjuvantes: São personagens secundários,