historia, as descolonizações
Podemos referir ao fim do domínio europeu referindo com o fim da Segunda Guerra Mundial. Assim podemos perceber que os conflitos que ocorriam em busca das descolonizações estavam despertando no povo um espírito nacionalista.
(1.1) O fim dos impérios coloniais
A fim do sentimento anti colonização, o que passava a obter um desenvolvimento favorável as colônias afirmando ser o fim do império europeu. Após os europeus estabelecerem-se na Ásia e na África para a obtenção de lucros, passavam a vê que os mesmo já partilhavam um sentimento neocolonial e imperialista. Com o fim dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, estava nascendo a ONU (Organização das Nações Unidas), a qual disponibilizava um projeto te paz e igualdade, a qual se promulgava através da Carta de São Francisco foco de autodeterminação. De fato seria impossível não falar sobre o manifesto que surgiam de uma resistência cultural o que abrangia ainda mais o sentimento nacionalista, estes eram liderados por algumas minorias intelectuais e burgueses... Isto garantia uma conscientização popular das injustiças praticadas pela metrópole.
(2.0) A descolonização asiática
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a maioria dos países que haviam participado estava economicamente enfraquecida, por conta da falta de recursos para manter as colônias. Assim não foi diferente na Ásia, levando em conta algumas desobediências das colônias.
(2.1) A independência da Índia
Mahatma Gandhi sendo um dos maiores líderes pacifista do mundo liderava a desobediência civil da Índia expressa por uma resistência pacífica. Sendo algumas de suas manifestações a falta de pagamentos dos impostos cobrados pela coroa inglesa, deixavam de abastecer as obrigações impostas pela metrópole. Enfim, vencia-a pelo cansaço
(2.2) Lutas na Indochina
Os japoneses tomaram da França a Indochina, o que formava uma espécie de liga independente, o que gerou a guerra do Vietnã, conhecida também por Guerra da Indochina.
(2.3)