historia antiga
Questão Homérica
Centro Universitário Claretiano
Curso de História
História Antiga
Maria José A Del Omo Toledo
Polo Campinas
2014
Homero foi um poeta grego, que provavelmente viveu por volta do século 8º a.C. Não há certeza sobre sua real existância nem sobre o período em que ele viveu, pois nem os gregos antigos tinham a certeza sobre a datação de seu nascimento. Apesar desta incerteza quanto a sua existência ou período em que viveu, os gregos atribuíram a ele as obras de a Ilíada e a Odisséia, poemas que são manifestações culturais de alcance e relevância excepcionais, que influenciaram povos em todas as épocas, seja no campo estético ou no campo histórico.
Vários autores consideravam tais poemas como um retrato mais ou menos fiel do passado heroico da Grécia, e sua veracidade histórica, não era colocada em questão. Na antiguidade, Heródoto e Tucídedes apresentam elementos relacionados aos relatos homéricos como sendo verdadeiros, como a referência que Heródoto faz ao rapto de
Helena por Alexandre e a guerra que se sucedeu(a guerra de Tróia), como uma das razões dadas pelos persas para a inimizade entre gregos e os povos asiáticos.
Com o passar dos séculos, o interesse nas obras continuou, porém, tomou formas que se manifestaram de maneiras diferentes. Para Graziosi e Haubold, os leitores modernos não compartilham da visão de mundo dos gregos, por isso a necessidade de cautela, por parte dos estudiosos modernos, ao usá-los como fontes para entender o passado.
Desde o século 16, intensificam-se as dúvidas sobre a existência de Homero e a autoria das suas obras, mas essa é uma questão não resolvida. Alguns afirmam que essas duas epopeias, a Ilíada e a Odisséia, não passam de conglomerados de composições anteriores recitadas por poetas gregos e compiladas por um poeta conhecido, na época como Homero. Segundo a opinião de alguns estudiosos sobre essas questões, encontramos a de Erich Bethe,