Brasil século XVII e XVIII
Lucas Vieira Ferrari Roberto - Estudante do Colégio Adventista Taubaté/Tremembé
1. Início da mineração de ouro no Brasil
O Brasil no século XVII foi principalmente marcado pelas descobertas de que havia ouro em algumas regiões, principalmente em Minas Gerais.
Depois de encontrarem ouro no chamado Rio das Velhas, que se localiza próximo a Sabará, mesmo sendo difícil a comunicação da época a noticia se espalhou muito rapidamente.
Foi uma verdadeira “corrida do ouro”, houve uma saída muito grande de pessoas de Portugal, além da vinda de pessoas de diversas regiões do Brasil. Também aumentou o numero de escravos africanos que entravam no país, cerca de 341 mil foram para as regiões mineradoras.
E mais um problema apareceu: a falta de comida. Com tantas pessoas em uma região só, a comida se tornava escassa, o que fez com que surgissem plantadores de milho, feijão, cana, mandioca nessas regiões; apareceram também criadores de animais domésticos como galinhas, porcos, gado, ovelhas, etc. Alem dessas pessoas que trabalhavam próximas das minas, importavam alimento de outras regiões.
Outra coisa que tornava a vida na região bastante difícil era a distancia entre uma mina e outra, que era geralmente de oito dias de viagem, o que complicava também era a dificuldade de acesso que, nos primeiros anos do século XVIII, só era possível a pé.
2. Grandes conflitos Como a sociedade brasileira ia se tornando cada vez mais complexa, por isso abrigava cada vez mais tensões e conflitos variados. Ora a luta era entre colonos, ora entre autoridades da metrópole, ora entre ambos.
Na região mineradora os conflitos ocorriam principalmente entre os mineiros mais antigos e os “forasteiros”. Os primeiros eram formados por paulistas que encontraram as primeiras minas, já o segundo grupo era formado por pessoas de outras regiões, inclusive de Portugal. Eram