Histora da educação
Durante o Império Romano surgiu o Cristianismo. Durante séculos os cristãos foram duramente perseguidos pelas autoridades romanas.
No entanto, em plena decadência o Império Romano decide oficializar o Cristianismo. De perseguidos, os cristãos passam a perseguidores .
Podemos considerar Santo Agostinho como o grande ¨criador¨ do que passa a ser conhecido como a Filosofia Cristã.
Considera- se a partir daí que a fé é a única fonte de verdade.Esse tornou-se o pensamento oficial da Igreja Católica
O Renascimento Comercial e Urbano, o crescimento da burguesia e o surgimento das Universidades colocou em discussão o papel da razão..
Refletindo com base em Platão e Aristóteles, chegaram à conclusão de que há duas verdades: a fé e a razão. Aplicando- se a lógica de Aristóteles chega-se à conclusão de que essas duas verdades entram em contradição.
O vivo interesse causado por essas idéias nas Universidades européias levou o Papa a proibir toda discussão desse assunto.
.
2. Produza um breve texto no qual seja possível identificar em quais situações ocorreu a existência de uma estrutura de ensino dual (marcada pela oferta de instrução diferenciada para ricos e para pobres).
A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola, a escola de formação das elites e a escola de formação do proletariado. Nessa concepção está implícita a divisão entre aqueles que concebem e controlam o processo de trabalho e aqueles que o executam.
A análise do fluxo escolar, no Brasil, neste início de século XXI, aponta para a expulsão da escola de uma imensa parcela da população: apesar da quase universalização do acesso a 1ª série do Ensino Fundamental, apenas 45% dos jovens brasileiros concluem o Ensino Médio. Percebe-se claramente a constituição de dois grupos: aqueles que permanecem no interior da escola