histologia
É o estudo dos tecidos. Existem tecidos com muito material intercelular: os conjuntos. E muitas vezes as células podem ser classificadas e nomeadas conforme o tecido a que pertencem.
- epitélio de revestimento:
Funciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estômago). Atua, também, na absorção de substâncias, na secreção de diversos produtos, na remoção de impurezas e pode conter vários tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).
- epitélio glandular:
O tecido epitelial glandular ou secretor é constituído por várias células epiteliais glandulares que possuem como principal função produzir e liberar secreções tanto para o meio interno quanto para o meio externo. Estas secreções podem ser viscosas e escorregadias (mucosas), aquosas e límpidas (serosas), como também podem ser a mistura de secreções mucosas e serosas (mista).
- fibroblastos:
Essas células são responsáveis pela manutenção da estrutura dos tecidos conjuntivos, produzindo todos os tipos de fibras protéicas, substância fundamental amorfa, colágeno, elastina, glicosaminoglicanas e glicoproteínas, que são componentes da matriz extracelular. Uma alta produção destas substâncias torna o retículo endoplasmático granuloso e o complexo de Golgi dos fibroblastos bastante desenvolvidos.
- macrófagos:
Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou microorganismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são portanto fagócitos profissionais. Atualmente se sabe que além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária produzindo e secretando um grande número de moléculas