Comportamento Organizacional
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE ESTRATÉGICA DE custos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Bento Gonçalves
2014
As aulas de Comportamento Organizacional no curso de Pós-Graduação em Análise Estratégica de Custos foram importantes primeiramente para conhecermos melhor nossos colegas de curso, afinal, será mais de 01 ano juntos e nada melhor que na primeira aula fazer uma brincadeira descontraída e assim “quebrar o gelo”.
Com o decorrer das aulas, podemos perceber como os assuntos levantados, tanto pela professora quanto pelos colegas são importantes para um futuro produtivo dentro de uma organização, seja como empregado ou empregador. Questões como satisfação e “stress” no trabalho levaram a um debate de diferentes opiniões, mas com um único objetivo: parar e pensar sobre como nos comportamos dentro de um ambiente com pessoas que muitas vezes nem gostamos e temos que conviver por obrigação, de chefes que levam problemas de casa para o trabalho e atrapalham o nosso presente e futuro.
Outro fato que o analista de custos deve observar em uma empresa, além de mensurar a acuracidade dos custos existentes mensalmente, é observar o funcionário que esta desmotivado com o trabalho ou que esta com problemas pessoais. Pois um funcionário insatisfeito e desmotivado acaba gerando um grande “prejuízo” para a organização. Devido ao fato dele se encontrar desmotivado e insatisfeito acaba atendendo mal os clientes, suas atividades corriqueiras não estão sendo executadas corretamente ou na mesma velocidade que antes e até mesmo causando situações constrangedoras, como por exemplo, agressividade e desrespeito com os colegas de trabalho.
Tendo esta visão sobre o comportamento dos colaboradores da empresa, podemos como analistas de custos mensurar e expor os custos gerados pela insatisfação ou os custos economizados pela satisfação de trabalhar em uma organização que respeite e