Histologia
• Vertebras:
As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral dos vertebrados e são pequenos ossos discoides superpostos de maneira regular e unidos por ligamentos e músculos. São os ossos que estruturam a maneira como nos apresentamos. Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem as restantes 24 vértebras e são agrupadas em: cervicais (sete vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (cinco vértebras), de acordo com a zona em que se encontram. O número de vértebras cervicais é, no entanto, muito raramente aumentado ou diminuído. Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vertebras forma o forame intervertebral, de onde saem os nervos espinhais.
• Vertebras cervicais:
São sete as vértebras cervicais, responsáveis pelos movimentos da cabeça, através da articulação das duas primeiras (C1 ou Atlas e C2 ou Axis). A primeira permite a articulação com o crânio permitindo os movimentos de extensão e flexão, além de suportar seu peso. Já a segunda é que permite que aconteça o movimento de rotação da cabeça.
As vértebras cervicais possuem forame transverso, processo espinhoso bifurcado ou bífido e corpo reduzido. A C1 possui o corpo em forma de anel, com tubérculos anterior e posterior, faces articulares lisas na inferior e acidentada na parte superior, onde aconteça a articulação com os Côndilos Occipitais. Entretanto, a C2 é a única vértebra que possui uma saliência, chamada de dente, que se articula com o tubérculo anterior da Atlas, realizando o movimento de rotação da cabeça. Esta é a única vértebra cervical a ter processo espinhoso ascendente.
• Vertebras torácicas:
A coluna torácica é o nosso eixo de sustentação. É composta pelas vértebras que se articulam com as costelas. As vértebras torácicas se relacionam com a