Direção defensiva ou dirigibilidade solidária?
Tema trânsito
DIREÇÃO DEFENSIVA OU DIRIGIBILIDADE SOLIDÁRIA
Autor: Tiberio Melo de Araujo
Telefone: (81) 99261303
Tiberio.tbdprojetos@gmail.com
Sumário
1. Introdução
2. Considerações
3. Exposições de idéias
4. Síntese de dirigibilidade solidária
5. Fatores de influência
6. Propósitos fundamentais
7. Conceito de dirigibilidade no trânsito
8. Padrões de dirigibilidade para o trânsito
9. Conclusão
Bibliografia
DIRIGIBILIDADE SOLIDÁRIA NO TRÂNSITO
"Todas as coisas se direcionam para o mesmo objetivo ou fim, mas ser guiado por uma finalidade ou objetivo, implica em uma mente que direciona ou pretende tal finalidade". Tomaz de Aquino
1. Introdução
O que é Direção Defensiva? O que é Direção Preventiva? A literatura de educação de trânsito especialmente a que circula nos Centros de Formação de Condutores, tem apresentado de forma sucinta a disciplina Direção Defensiva, que interage em função da Direção Preventiva, mas não sinaliza clara e indubitavelmente os substratos das diferenças dos seus significados em função dos propósitos imputados.
Essa lacuna favorece a busca de esclarecimentos, a fim de encontrar justificativas para o seu preenchimento, podendo, inclusive, desenvolver no seu entorno sugestões que venham a ser logicamente apropriadas.
A observação e a adequação de conceitos de competências para trânsito pretendem tornar visíveis e desembaraçadas suas derivações.
2. Considerações
Waldir de Abreu no seu livro Direção Defensiva integral informa tratar-se a Direção Defensiva de uma teoria penal moderna de origem alemã, que notadamente tornou-se matéria de especialista em acidentes automobilísticos e em outras áreas de circulação de forma racional. Lembra o referido autor da dificuldade de definir a direção defensiva que considera como estratégica, mas salienta que a finalidade desta, é dar ao condutor plena medida do perigo que está fora de