Biologia Molecular
BIOLOGIA MOLECULAR conhecida como o que estuda as reações químicas que ocorrem em organismos vivos e estuda os padrões moleculares baseados em aprofundamento genético e bioquímico definindo as estruturas e funções do material genético e suas proteínas, analisa a interação entre diversos sistemas celulares como, por exemplo, a interação entre DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) e a síntese proteica. Senso classificada como intermediária entre a bioquímica e a genética. Dentro da biologia molecular há as ENZIMAS DE RESTRIÇÃO existentes em bactérias com a capacidade de cortar as hélices da fita de DNA em pontos específicos levando a produção de fragmentos contendo pontas adesivas, exemplo:
Em uma fita de DNA:
A↓A G C T T
T T C G A↑A cortando a fita do DNA transformando em 2, sendo uma:
A A G C T T
T T C G A e a outra A
Essa nova ‘’formação’’ pode se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que tenham sido cortadas com a mesma enzima, em laboratórios é possível criar novas moléculas e adicionar outras informações gerando vários pedaços de tamanhos diferentes.
A ligação ,através do DNA ligase, de uma ponta em outra forma o DNA RECOMBINANTE, ou seja, a criação artificial de um DNA através de uma combinação de duas ou mais sequencias que não aconteceriam juntas. Há três métodos diferentes para obter rDNA: transformação, introdução por fagos e transformação não bacteriana. Na pratica o DNA recombinante serve para: melhoramento das culturas – aumentar a resistência ao calor e à seca, vacinas recombinantes por exemplo, a da Hepatite B) e produção de insulina por exemplo. A partir da CLONAGEM MOLECULAR é possível criar um DNA recombinante e fazer sua duplicação varias vezes para ter muitas copias. A clonagem nada mais é que a estruturação de um DNA recombinante que se replica a partir da inserção