Histologia
Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como estes tecidos se organizam para constituir órgãos. São reconhecidos quatro tecidos fundamentais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. (Junqueira e Carneiro, 2004).
Nesta introdução ao estudo dos tecidos vale resgatar alguns conceitos básicos, conforme a seguir:
Na ordem de construção do organismo tem-se:
Células — Tecidos — Órgãos — Sistemas.
Células: são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos (Junqueira e Carneiro, 2004). Os tecidos que formam o corpo consistem inteiramente em células e em material extracelular elaborado pelas células. Um órgão é parte do organismo composta de tecidos, possuindo uma estrutura determinada e uma forma e posição características. Acha-se delimitado em relação aos elementos vizinhos. Sistema – é um conjunto de órgãos que funcionam de maneira coordenada para desempenho de uma determinada função. HISTOLOGIA – do grego histos = tecido e logos = estudo
Sendo, portanto, a ciência que estuda os tecidos.
A palavra tecido deriva do francês tissu que significa trama ou textura. Entrou em uso anatômico através de Bichat (anatomista francês, 1717-1802) ao dissecar cadáveres humanos e observar as várias capas de diversas texturas. Chegou a descrever, num livro, cerca de vinte variedades, sem auxílio do microscópio, conforme consta.
No século dezenove XIX, as melhoras no microscópio e métodos de preparo dos tecidos possibilitaram a um microscopista (Mayer, 1819) a classificação mais correta dos tecidos e também a implantação do termo histologia. Os estudos mostraram que existem apenas quatro tecidos animais básicos, distinguindo-se entre si pelo aspecto microscópico e função.
Uma definição mais ampla de TECIDO diz: Grupo de células semelhantes que trabalham conjuntamente para desempenhar determinado papel na estruturação e no funcionamento do organismo (Elizabeth D. Hay, 1981).