Histologia
Os leucócitos granulócitos incluem os neutrófilos, basófilos e eosinófilos. Possuem núcleo de diferentes formas e o seu citoplasma apresenta grânulos específicos (grânulos com enzimas digestivas. É por causa desses grânulos que são chamados de granulócitos.) .Os Granulócitos circulam pelo sangue e podem migrar para os tecidos, por exemplo, por ocasião das respostas inflamatórias, exceto pelo Mastócito, que fica no tecido.
58. O que se entende por hematose:
A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares , durante a inspiração, e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).
O CO2 transportado pelo sangue venoso passa para os alvéolos, ao mesmo tempo, o O2 passa dos alvéolos para o sangue (o sangue dos capilares passa, assim de venoso a arterial). O movimento dos gases deve-se à diferença de pressão. O oxigênio ( com elevada pressão no interior dos alvéolos) movimenta-se para os capilares, onde a sua pressão é baixa. O dióxido de carbono desloca-se em sentido contrário pois a sua pressão é maior nos capilares do que nos alvéolo. A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares , durante a inspiração, e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).
59. O que se entende por diapese e fagositose?
A diapese é um processo da fagocitose. Os glóbulos brancos, especialmente os neutrófilos e monócitos,se espremem e passam pelas aberturas dos vasos sanguíneos, que permanecem intactos(logo após que os micróbios se aproximam e entram pela ferida),e vão ao encontro dos micróbios invasores. Então os glóbulos brancos fagocitam-nos (digerem estas células).
A Diapese a Fagocitose tem função de combater qualquer tipo de infecção.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/biologia/hematose.html. Por Paula Louredo Moraes