Histologia do sistema urogenital
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: HISTLOGIA II
PROFESSORA: SUZANNE VELOSO
HISTOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL
Anne Fontoura
Lara Duailibe
Luciana Araújo
Andréa Duarte
Julianne Robson
São Luis, 2013
HISTOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL
Excreção e reprodução constituem duas funções biológicas básicas, que nos animais superiores se realizam por meio de uma série de órgãos complexos, os quais formam, em conjunto, o aparelho urogenital.
Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e a uretra. Os órgãos genitais compreendem, no homem, o pênis, os testículos, o epidídimo, a próstata, o escroto, o cordão espermático e as vesículas seminais; na mulher, compreendem a vulva, a vagina, o útero, as trompas e os ovários.
Sistema urinário
Os rins possuem revestimento peritoneal na face anterior, envolta de uma delgada cápsula de tecido conjuntivo e cerca de 10 a 12 cm de comprimento. Macroscopicamente, os rins apresentam oito lobos e dezoito lóbulos com duas regiões distintas, a zona cortical periférica e a zona medular central. O hilo (que dá acesso aos vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos) está situado na concavidade renal aonde se abre a pelve renal. O espaço que fica entre os cálices e os vasos sanguíneos maiores, denominado seio renal, é ocupado por um tecido conjuntivo frouxo rico em células adiposas. Cada rim é composto por numerosíssimas estruturas que elaboram a urina, conhecidas como túbulos uriníferos. Cada um deste último consiste em duas partes, denominadas néfron e túbulo coletor.
O córtex renal é amarelado e possui certas estruturas de cor vermelha chamado de corpúculos renais. A medula renal é mais pálida e contém 6 e 16