Resumo do livro a criminalidade comparada
Disciplina: Antropologia
Professor: Magnus Galeno
Acadêmica: Krite Menezes
Resumo do Livro: A criminalidade Comparada. TARDE, Gabriel.
Obra baseada na 8ª edição francesa de 1924, com notas e comentários.
Crato-CE
2000
Jean-Gabriel de Tarde, ou simplesmente, Gabriel Tarde, foi um criminologista francês. Começou sua carreira de investigação na Criminologia publicando vários artigos, nos quais entra em polêmica com o criminologista italiano Cesar Lombroso.
A Criminalidade Comparada uma das obras de grande repercussão de Tarde, é fruto de uma discussão acerca dos temas que envolvem os inícios do estudo da Criminologia na época, principalmente a teoria do tipo criminal de autoria do já referido Lombroso. O qual em seu livro O Homem Delinquente, faz uma alusão sobre as características presentes nos delinquentes, desta forma tenta demonstrar o perfil comum pertencente àqueles que cometem delitos. Também sugere que existem pessoas que nascem predestinadas ao crime e que estas se diferenciam das pessoas chamadas de honestas, estes criminosos natos poderiam ser reconhecidos através de suas características físicas e psíquicas, está muito presente nos livros de ambos o uso da frenologia, teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e o grau de criminalidade pela forma da cabeça. Dando grande valor as formações cranianas classificando em: fosseta occipital, braquicéfalo, plagiocéfalo, e examinou as deformidades fisionômicas como o tamanho das orelhas, mandíbulas.
Para Lombroso, que usava o método orgânico para classificar os criminosos, os delinquentes se distinguiam dos “honestos” quanto ao peso, tamanho estatal, tamanho e forma do crânio, características peculiares da face como o olhar opaco, frio, fixo (assassino); inquieto, oblíquo, errante (ladrão) a força, insensibilidade. Tal insensibilidade leva Lombroso a comparar os delinquentes com os selvagens.
Gabriel Tarde alfineta indagando