Histologia do sistema nervoso
FUNÇÃO
As funções fundamentais do sistema nervoso são: detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno; organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre a quais funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas. Assim , o sistema nervoso estabiliza as condições intrínsecas do organismo, como pressão sanguínea, tensão de O2 e de CO2 , teor de glicose, de hormônios e PH do sangue; participa dos padrões de comportamento como os relacionados com a alimentação, reprodução, defesa e interação com outros seres vivos.
ESTRUTURA
O tecido nervoso é um dos quatro tios básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).
COMPONENTES
Neurônios
O neurônio é a maior célula nervosa. Histomorfologicamente é formado por um corpo (pericário), onde se localiza o núcleo. Do corpo partem prolongamentos celulares denominados dendritos e um prolongamento citoplasmático chamado axônio, cuja extremidade distal denomina-se telodendro. De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados em:
• Neurônios