Histologia sistema nervoso
O tecido nervoso acha-se distribuído pelo organismo, formando uma rede de comunicações, constituindo o sistema nervoso. Este tecido não possui matriz extracelular, só vai ter célula e prolongamentos de célula. Nós dividimos o sistema nervoso, em relação a anatomia, em SNC e SNP. E fisiologicamente em Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo. O SNC é formado por Encéfalo e Medula Espinal, e o SNP pelas fibras. Nós temos neurônios no SNC e no SNP e parte desses neurônios vão nos ajudar a classificar o que é substância branca, o que é substância cinzenta, o que é um nervo, o que é um gânglio…
E fisiologicamente, o sistema nervoso somático é aquele que o tecido nervoso vai tá se ligando a células e vão realizar funções de acordo com a nossa vontade( o sistema nervoso somático o neurônio vai tá se ligando ao músculo esquelético), e o sistema nervoso autônomo esses prolongamentos estarão se ligando a células glandulares, e ao músculo liso.
COMPOSIÇÃO DO TECIDO: Neurônios: são responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. E influenciam diversas atividades do organismo, liberando neurotransmissores e outras moléculas informacionais. O neurônio é composto por corpo celular ou pericário – centro trófico da célula e capaz também de receber estímulos - , dendritos – especializados na função de receber estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios – e axônio – prolongamento único, especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neuronio para outras células (nervosas, musculares, glandulares). O axônio tem porção não mielinizada e mielinizada. O copo celular é rico em RER, que forma agregados de cisternas parelelas. Esses conjuntos de cisternas e ribossomos se apresentam ao microscópio óptico como manchas basófilas espalhadas pelo citoplasma, os corpúsculos Nissl. O aparelho de Golgi localiza-se exclusivamente no pericário. As mitocôndrias