machado maria
Ações imitativas não são consideradas ações sociais.
Modelos:
1) Ação social racional com relação a fins: imagina-se um fim e este é buscado através dos melhores meios
2) Ação social racional com relação a valores: não é o fim que orienta a ação, e sim os valores, seja ele étnico, político, estético ( dizimo )
3) Ação social afetiva: a conduta é levada pelo sentimentos ( paixão, loucura, inveja, medo) (mãe salvando o filho)
4) Ação social tradicional: costumes ou hábitos (familiares ou não)
Durkheim
Fatos sociais Gerais, exteriores, coercitivos, objetivos)
O todo esta sobre o individuo
Individui -> produto do meio ( por isso estudar o fato social)
Positivismo
Funcionalismo
Marx: super estrutura, a base estrutural (infra estrutura) corresponde a todas outras relações sociais (materialismo histórico)
Conflito de classes
A abordagem marxiana, o trabalho é considerado atividade exclusivamente humana, meio da relação Homem-Natureza. Ele é um elemento de mediação entre Homem e Natureza no processo de produção e reprodução de sua existência sociocultural.
Segundo Marx (1988), o processo de trabalho no capitalismo consiste em um processo de valorização do capital, sendo o seu objetivo principal o aumento da produção da mais valia. A questão que se coloca para o capital é a de como aumentar a produção da mais valia independentemente do prolongamento da jornada de trabalho. Esse processo torna-se possível através da redução do tempo de trabalho necessário– a parte do tempo que o trabalhador utiliza para si mesmo – e aumento do mais trabalho, que corresponde ao tempo de trabalho para o capitalista. Dessa forma o capital aumenta a força produtiva do trabalho “[...]
Portanto, o capital realiza a mais valia relativa através de um processo de mudanças nos meios de produção e métodos de organização do trabalho por meio da aplicação da tecnologia, que, por sua vez reduz o valor da mercadoria e da força de trabalho. Há um