Maria Goreti Machado
Curso Técnico em Edificações
Disciplina Mecânica dos Solos
Professora Rosane Monteiro Bortmann Salin
Aluna Maria Goreti Machado
Relatório Crítico
Área atingida pela tragédia das chuvas Região Serrana do Rio de Janeiro
RELATÓRIO CRÍTICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MECÂNICA DOS SOLOS COMO MODO DE PREVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Área atingida pela tragédia das chuvas Região Serrana do Rio de Janeiro
O presente relatório crítico é resultado de pesquisas feitas, das piores catástrofes de causas naturais ocorridas no Brasil nos últimos tempos.
Participantes
Responsável pelo Relatório
Maria Goreti Machado
Fotos
Fotos da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro: Fabio Motta/AE, Marcos Arco Verde/AE, Wilton Junior/AE, Marcos de Paula/AE
Introdução
Este Relatório atende a solicitação da professora Rosane Monteiro Bartmann Salin, do curso técnico em edificações da disciplina mecânica dos solos, a respeito da importância das sondagens dos solos e seu perfil geológico, que atende também a prevenção de algumas catástrofes naturais, como as áreas de riscos sujeitas a enchentes, deslizamentos de terra e rocha. Tomando assim como exemplo a tragédia socioambiental que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro.
Antes de fazer qualquer analise, é de suma importância observarmos alguns dispositivos constitucionais e legais que estão relacionados á administração da ocupação de áreas ou espaços ambientalmente frágeis e que podem oferecer riscos ás atividades econômicas, infraestrutura pública ou edificações de qualquer natureza, caso implantadas em tais áreas ou espaços.
A Constituição Federal assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como condição essencial à sadia qualidade de vida,