Hidreletricas
Discentes1
Docentes2
Turma3
Resumo
O artigo tem como finalidade explanar sobre a energia hidrelétrica no Brasil, que é um dos países com maior potencial hidrográfico do mundo, e se faz necessário entender e aprender mais sobre a maior fonte energética no país, desde o custo de sua produção até como impacta economicamente e socialmente o estado. Baseada na Lei de Faraday, este artigo mostra também como funciona uma hidrelétrica, que possui geradores para transformarem a energia. Constatamos que hidrelétricas são um empreendimento de grande porte e grande custo, que em muitas situações podem não ser a melhor opção, mas por enquanto é a melhor para o brasil. Ecologicamente falando, hidrelétricas são poços de destruição de um ecossistema, ocupando grande área e deslocando suas espécies de fauna e flora, criando uma deficiência no ambiente.
Palavras-chave: potencial hidrográfico, energia, ecossistema.
Introdução
Devido aos abundantes recursos hídricos no Brasil, a energia produzida usina hidrelétrica representa 71% de toda a energia elétrica gerada e consumida no país. Em razão, surgiu à necessidade de analisar a viabilidade deste tipo de usina. Descobriu-se que a instalação de usina hidrelétrica não é um processo fácil, apesar de haver inúmeras usinas hidrelétricas no Brasil funcionando e gerando energia para a população.
Para que seja realizada a construção de uma hidrelétrica é necessário estudar o rio que se pretende utilizar, averiguar se este possui o grande volume de água necessário e se o rio tem os desníveis necessários em seu curso. Após este estudo, são realizados os estudos dos impactos ambientais, para avaliar quais serão os efeitos refletidos naquele ecossistema que será inundado com a construção da barragem, causando diversos problemas ambientais na fauna e na flora. Uma usina hidrelétrica apenas terá a sua construção autorizada após conter todas as licenças emitidas pelos órgãos ambientais.
Depois de finalizada a