HISTOLOGIA- SISTEMA NERVOSO
Histologia
Tecido do Sistema
Nervoso
Tecido do Sistema Nervoso
O tecido nervoso é constituído por até um trilhão de neurônios com um numero imenso de intercomunicações e que forma o complexo sistema de comunicação neuronal do corpo. Além dos neurônios, o tecido nervoso contém numerosas outras células, denominadas coletivamente que não recebem e nem transmitem impulsos, em vez disso, estas células são responsáveis pela sustentação física e metabólica para os neurônios.
Alguns neurônios possuem receptores, terminações complexas especializadas para a recepção de diferentes tipos de estímulos que podem ser mecânicos, térmicos e químicos e transdução em impulsos nervosos capazes de serem conduzidos para centros nervosos. A seguir estes impulsos são transferidos para outros neurônios nos quais são processados e transmitidos para centros mais altos em que ocorre a percepção ou é dado inicio a respostas motoras.
Desenvolvimento do Tecido Nervoso
Ao formar-se na sua vida embrionária, a notocorda libera moléculas sinalizadoras que induzem o ectoderma sobrejacente a formar o neuroepitélio este, se espessa e forma a Placa Neural. As bordas dessa placa continuam a espessar-se e formam pregas e formam o Sulco Neural cujas as bordas continuam a crescer uma em direção a outra até se encontrarem e formarem desta maneira o Tubo Neural . A extremidade rostral(anterior) desta estrutura da origem à Medula Espinhal . Além disso, originam-se do tubo neural a Neuróglia , Epêndima, Neurônios, Plexo Coróide.
Uma pequena massa de células parte junto a borda lateral da placa neural, que não se incorpora ao tubo neural, forma as Células da Crista Neural . Este grupo de células no inicio do desenvolvimento migram afastando-se do tubo neural chegando ao seu destino. As células da crista neural, formam muitas estruturas inclusive:
Neurônios sensitivos dos gânglios sensitivos, cranianos e espinhais(gânglios da raiz dorsal);
Gânglios