Histograma
Esta ferramenta revela e ilustra a centralização, dispersão e a forma de distribuição dos dados.
O Histograma pode fornecer previsão de desempenho futuro de processos e auxiliar na identificação da ocorrência de alguma mudança no processo e também ajuda a responder se o processo é capaz de atender os requisitos do cliente.
Para construir um Histograma você deve seguir os passos abaixo.
1- Decidir sobre a medição do processo: Os dados devem ser variáveis, medidos sobre uma escala contínua. Por exemplo: Temperatura, tempo, dimensões, peso e velocidade.
2- Coletar dados: Realize a coleta de pelo menos 50 a 100 pontos de dados se você planejar procurar, padrões ,centralização (média), dispersão (variação),e forma. Você também pode coletar estes dados para um período ou especificação de tempo: hora ,turno ,dia, semana, etc...
3- Preparar uma tabela de frequência para os dados a seguir.
Decidir sobre a medição do processo: Os dados devem ser variáveis, medidos sobre uma escala contínua. Por exemplo: Temperatura, tempo, dimensões, peso e velocidade. Coletar dados: Realize a coleta de pelo menos 50 a 100 pontos de dados se você planejar procurar, padrões ,centralização (média), dispersão (variação),e forma. Você também pode coletar estes dados para um período ou especificação de tempo: hora ,turno ,dia, semana, etc... Preparar uma tabela de frequência para os dados a seguir.
Tabela Histogramas
a- Contar o número de dados n, na amostra. No exemplo existem 125 dados, n=125. b- Agora devemos determinar a amplitude , R, para conjunto de dados da amostra. A amplitude é o valor mais alto da amostra subtraído do valor mais baixo, para nosso exemplo:
R=Xmax – Xmin = 10,7 – 8,9 = 1,7
c- Determinar o número