Segurança do trabalho
Saúde e a segurança no trabalho envolvem muitas áreas de especialização, e deverá ter os seguintes objetivos: preocupação com o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores , de todos os setores de uma empresa ou organização. E, para que sejam bem sucedidos os objetivos, precisa-se da colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança. E, quando abordamos o tema da saúde, abordamos igualmente o da segurança, pois um ambiente saudável é, por definição, também um local de trabalho seguro.
Razão da Importância da Saúde e Segurança no Trabalho
O trabalho desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantação, num escritório, numa fábrica, etc. Desta forma, os ambientes da organização devem ser seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo, estão expostos a múltiplos riscos para a saúde, tais como: poeiras, gases, ruídos, vibrações, temperaturas extremas. Em algumas empresas ou organizações essas situações são comuns e, frequentes, devido ao tipo de atividade, e o local em que o profissional executa as suas tarefas. Tal fato, enfatiza a responsabilidade dos empregadores assumirem responsabilidades relativo à proteção, segurança e saúde dos funcionários, analisando todos os fatores que envolve o bem-estar físico, metal e social de seus colaboradores.
Fatores de Riscos
Um dos grandes males do mundo moderno é a Ler/Dort que atinge, atualmente, grande parte dos trabalhadores. Ler/Dort significa lesão por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, vários fatores podem contribuir para seu surgimento: posturas inadequadas por longos períodos de tempo, repetitividade de movimentos, esforço físico,