histerese magnética
TRABALHO DE HISTERESE MAGNÉTICA
INTRODUÇÃO
Um dos fenômenos mais importantes que observamos nos materiais magnéticos é a histerese.
Histerese é a tendência de um a material conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que os gerou. podem-se encontrar diferentes manifestações desse fenômenos.
A Palavra histerese deriva do grego e que significa atraso ou retardo, é um fenômeno característico das substâncias ferromagnéticas.
I. CARACTERISTICA DE CURVA B x H.
Quando o campo magnético aplicado em um material ferromagnético for aumentado até a saturação e em seguida for diminuído, a densidade de fluxo B não diminui tão rapidamente quanto o campo H. Dessa forma quando H chega a zero, ainda existe uma densidade de fluxo remanescente. Para que B chegue a zero, é necessário aplicar um campo negativo, chamado de força coercitiva. Se H continuar aumentando no sentido negativo, o material é magnetizado com polaridade oposta. Desse modo, a magnetização inicialmente será fácil, até quando se aproxima da saturação, passando a ser difícil.
Quando o ferro não está magnetizado, seus domínios magnéticos estão dispostos de maneira aleatória. Porém, ao aplicar uma força magnetizante, os domínios se alinham com o campo aplicado. Se invertemos o sentido do campo, os domínios também inverterão sua orientação.
Num transformador, o campo magnético muda de sentido muitas vezes por segundo, de acordo com o sinal alternado aplicado. E o mesmo ocorre com os domínios do material do núcleo.
Ao inverter sua orientação, os domínios precisam superar o atrito e a inércia. Ao fazer isso, dissipam uma certa quantidade de potência na forma de calor, que é chamada de perda por histerese.
Certos tipos de materiais exposto a um campos magnético podem ser magnetizados permanentes. Após serem magnetizados, não perdem facilmente sua magnetização, a não ser se forem aquecidos a uma determinada temperatura (temperatura de curie).