Hist Ria E Arte
Nessa fase do trabalho iremos falar sobre alguns marcos importantes ocorridos na história do Brasil, citando Debret e suas obras, mostrando sua importância nos fatos ocorridos nas primeiras décadas do século XIX no país.
A sua chegada ao Brasil ocorreu no ano de 1816, vindo da França trazido pelo então Príncipe Regente D. João VI, para retratar todos os momentos ilustres da monarquia; permanecendo no país durante quinze anos.
Em sua visão o Brasil merecia estar entre as nações mais civilizadas daquela época, e que criando uma obra histórica com tudo que havia aqui, conseguiria passar essa mesma visão aos estrangeiros.
Durante o período que em ficou no Brasil Jean Baptiste Debret retratou através de suas obras o cotidiano, paisagens e cultura do povo brasileiro. Suas pinturas eram românticas com cores vivas, onde mostrava com sentimentos as condições de trabalho e vida das pessoas mais humildes, assim como a cultura, religião e costumes, bem como a relação dos índios com o homem branco, a utilização da mão de obra escrava, as atividades econômicas, politicas e religiosas da época.
Ele procurou resgatar particularidades do país e do povo utilizou o termo pitoresco com a ideologia de precisão, habilidade, talento, e qualidade artística em representar e preservar o passado do povo brasileiro.
Muitas de suas obras eram representadas por aspectos da mata brasileira e vegetação nativa em geral bem idealizada com cores fortes e vivas e traços bem definidos.
Ele optou por retratar em suas obras aspectos que dessem testemunhos da religiosidade, cultura e costumes dos homens, não se limitando somente as questões politicas. Com isso contribuiu grandemente com um acervo valioso da pintura histórica daquela época para os dias atuais.
Obras de Debret