Hist ria Ind gena
Prof. Vlademir Luft
Como eram os “índios” antes da chegada dos europeus? Antes dessa disciplina, conclui a matéria nomeada “América I”, que corresponde á chegada dos primeiros seres humanos á América e, em seguida, o primeiro contato dos europeus com os nativos. Se antes desse curso começar eu tivesse contato com esta mesma questão, eu saberia exatamente o que responder, afinal, minha mente permanece de “cabeça fresca” aos textos passados. Eu poderia levantar a questão da nudez, dos ritos religiosos, da organização familiar, poderia citar até mesmo a visão de cada autor sobre cada aspecto! Até porque, não tem nada mais inteligente do que um historiador cheio de referências de outros autores.
Esse texto não se trata de um ataque àqueles que vivem de referências, e sim à noção de conhecimento estabelecida e que perpetua o ensino acadêmico. Por que fazer História? Para estudar anos a melhor maneira de recortar ideias já impostas da maneira mais criativa possível? Vamos além, o que é História? Ou mais além ainda, Para quem serve a História? A própria periodização do tempo é uma construção humana que atende a interesses de grupos dominantes, e a História como nós conhecemos, é essencialmente a história dos vencedores.
Como citei anteriormente, apresentar os documentos aos quais tive conhecimento poderia responder a pergunta do começo do texto, mas seria superficial. Eu não estaria respondendo sobre os costumes nativos, e sim a perspectiva europeia destes. Antes da chegada do europeu não havia a noção de nudez, os índios só se tornaram nus na visão dos colonizadores, para eles não existia esse tipo de pudor. A história dos nativos é tão afetada por essa visão, que até hoje é chamada de “História Indígena”, o erro do paradeiro dos navegantes reproduziu não só uma mentira, como uma generalização de todo o povo nativo.
A colonização europeia nas Américas foi um verdadeiro massacre, são poucas as