Hist Ria Do Atletismo
A origem do atletismo está diretamente ligada a origem da humanidade que, por necessidade, defesa ou prazer, já corria, saltava ou lançava. Através das diferentes culturas dos povos, ao longo dos anos ela foi utilizada para diversos fins, tais como: preparação para guerras, agradecimento aos deuses, homenagens, entre outros. Assim através deste trabalho teremos uma melhor compreensão de como o atletismo se transformou de uma necessidade para sobrevivência da humanidade, até chegar em um âmbito competitivo.
2 PRÉ-HISTÓRIA
O Atletismo acompanha o homem desde a pré-história. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. Aprimorando as habilidades básicas de correr, saltar e lançar, o homem garantiu sua sobrevivência.
3 GRÉCIA
Os gregos costumavam organizar programas esportivos, perto de Olímpia, para honrar os deuses ou homenagear os visitantes. Tradição que foi mantida pelo menos até a segunda metade do século X a.C.
O estádio tinha a forma de letra U, com 211 por 23m. A corrida, ou dromo (grego drómos, latim drõmos), era disputada num percurso de 192,27 m, distância que os gregos diziam equivaler a 600 pés de Hércules, herói mitológico cujas façanhas, segundo a lenda, estariam ligadas à própria origem dos jogos.
Segundo Filóstrato, em 1225 a.C. foi disputado na Grécia, o primeiro pentatlo, série de cinco provas (corrida, salto em distância, luta e lançamento de disco e dardo), por um mesmo atleta.
O programa dos jogos olímpicos manteve-se praticamente o mesmo por toda a Antiguidade. No século VII a.C., em Esparta, houve modificações, para que as mulheres também pudessem competir. Licurgo afirmou que "...as mulheres, como os homens, devem medir entre si a força e rapidez, pois a missão das mulheres livres é engendrar filhos vigorosos". Nos jogos realizados em Delos, elas participavam de corridas a pé, por categorias