Hist Ria Do Atletismo No Brasil
A chegada ao Brasil
No Brasil, o atletismo começou a ser praticado no final do século XIX. A primeira competição foi realizada em 1914, no clube Espéria, na cidade de São Paulo. A prova, que tinha competições em 12 eventos, foi vencida por um dinamarquês radicado na cidade, chamado, Islovard Rasmussen. Com esta prova, a cidade de São Paulo entrava para a história do esporte brasileiro como a primeira cidade a realizar competições no país.
Em 1921, o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática do atletismo no Brasil.
O Brasil teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1928 na Olimpíada de Paris, na França. A equipe brasileira na época tinha oito integrantes.
A primeira medalha conquistada pelo Brasil em Olimpíadas foi em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia com Adhemar Ferreira da Silva (foto abertura) conquistando o ouro no salto triplo batendo o recorde mundial com um salto de 16,22 metros.
Corrida com Obstáculos A corrida com obstáculos é um dos esportes mais excitantes do atletismo. O objetivo da corrida é pular uma série de obstáculos e alcançar a linha de chegada o mais rápido possível. Há quatro categorias neste esporte: 100 metros feminino e 110 metros masculino, além de 400 metros para ambos os sexos.
Perfil do atleta
Assim como os outros velocistas, os atletas da corrida com obstáculos precisam de força, velocidade e vigor. Além disso, também precisam desenvolver o reflexo em suas ações para não perder ritmo nos sucessivos saltos. Eles também precisam ser flexíveis e dar atenção especial aos exercícios de quadril.
Curiosidades
Dez é o número de obstáculos que devem ser ultrapassados na prova
Quinze segundos é o tempo do primeiro recorde do esporte, registrado em 1908 na prova dos 110 metros. Em 1981, ele foi quebrado pelo tempo de 13 segundos.
Salto Triplo
Salto triplo é uma especialidade olímpica de atletismo que requer uma combinação de velocidade