HIST RIA DA CIENCIA
Aluno: Jeison Darlei Maske
Professora: Sibelly Strey Venturi
Trabalho de Resumo do livro Evolução dos Conceitos da Física, Capítulo 3
A física da força e do Impetus
A idéia da força impressa introduzido o século II antes de Cristo pelo astrônomo Hiparco, segundo o qual um projétil se movimenta, depois de arremessado, devido a forca transmitida a lei pelo lançador.
A noção de força impressa tem um interessante desenvolvimento histórico. Ela é um elemento fundamental em discussões que se estabeleceram, principalmente no século XII. Parece também ter constituído em um importante referencial para o estabelecimento da Teoria do Impetus de J. Buridan, no século XIV.
Essa teoria estendeu a aplicação de um conceito até então utilizado exclusivamente a fenômenos terrestres para uma nova classe de eventos – os que ocorrem no céu.
Hiparco e a noção de força impressa
Hiparco (130 a.C.) discordando da dinâmica aristotélica do movimento, explica a situação pós arremesso de um móvel de maneira inteiramente diferente daquela concebida pelos seguidores de Aristóteles. Para ele, o movimento se dá, por meio de uma força transmita ao projétil. Essa força, absorvida pelo projétil, extingue-se gradativamente à medida que ele movimenta.
A força projetora é a causa do movimento. Enquanto a força protetora é maior que a tendência a para baixo o corpo sobe, o movimento continua porem cada vez mais lento com a diminuição da força projetora. O projeto começa a cair quando a força para cima é menor que a tendência do objeto de vir para baixo.
Hiparco usa como exemplo um objeto mantido parado a certa altura do solo, nesse momento ele não se movimenta, pois algo o está segurando. Depois de solto, a força que o mantinha parada continua no objeto, mas à medida que vai diminui até se anular. A existência dessa força mais o peso do corpo explicam o porquê que se movimenta de forma mais lenta quando é solto e depois aumenta sua velocidade (aumento da aceleração).
Com efeito,