Hist ria da Astronomia
As pessoas da época não tinham a tecnologia de hoje, portanto eles observavam o céu a olho nu, e tiravam suas próprias conclusões, os mesmos acreditavam que os corpos celestes eram regidas por "deuses", e esses astros influenciavam na vida pessoal dos seres humanos, como é a astrologia até os dias atuais. Os cientistas no principio achava que a Terra era o centro do universo (geocentrismo), e tudo girava em torno da Terra, um dos principais defensores dessa tese foi o filósofo, matemático e astrônomo Aristóteles (384 a.C a 322 a.C)
Cláudio Ptolomeu, astrônomo renomado da escola de Alexandria localizada no Egito, no início da era cristã, desenvolveu o primeiro sistema planetário, chamado de Sistema Geocêntrico.
Esse nome é devido ao fato do Sistema criado por Ptolomeu afirmar que a Terra era o centro do Universo.
A teoria heliocêntrica foi aceita por catorze séculos, até que no século XVI, Nicolau Copérnico, um astrônomo polonês, apresentou um novo modelo, o Heliocêntrico.
Copérnico desenvolveu estudos e apresentou novamente a ideia de Aristarco de Samos, na qual afirmava que o Sol era o centro do universo e que a Terra girava em torno do Sol em órbita circular e, ao redor da Terra, circulava o seu satélite natural, a Lua.As ideias foram se consolidando através de estudos continuados por renomados físicos, como:
Galileu Galilei – Físico e matemático italiano que por afirmar que a Terra girava em torno do Sol, não sendo fixa, foi considerado um herege pela igreja Católica.
Johannes Kepler – Físico alemão, desenvolveu as leis do movimento planetário, responsáveis por convencer a comunidade científica sobre a realidade do modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico.
Isaac Newton – Físico e matemático inglês, responsável pela autoria da Lei da Gravitação Universal, que explica a mecânica celeste de Copérnico.
ASTRONOMIA NO BRASIL
A história da Astronomia no Brasil sendo iniciada exatamente onde se iniciou a história do país: com os índios.