Hist Ria Da Acustica
Escola de Arquitetura e Design
Curso de Arquitetura e Urbanismo
TRABALHO 2 - 2014 - 2º Semestre
CONFORTO AMBIENTAL V ACÚSTICA
Turma B - Noite
Prof. David Sant'Ana
Sexta-feira 19:00-21:30h
TRABALHO 2 _ TEXTO HISTÓRIA DA ACÚSTICA ARQUITETÔNICA (LONG,M.
2008).
1. Conforme texto de Marshall Long, destaque as principais característica da
acústica na arquitetura ao longo dos períodos históricos. (8,0 pontos). Ilustrar o resumo do texto com fotografias das obras quando conveniente.
Introdução
A acústica na arquitetura foi fortemente influenciada pela música. Um dos pioneiros da acústica arquitetônica, Wallace Clement Sabine, percebeu que o desenvolvimento de uma escala tonal na Europa e não na África poderia ser atribuída às diferenças da sociedade. Na Europa, passou-se a construir igrejas cada vez maiores e sendo elas cada vez mais reverberantes, os cantos gregorianos puderam crescer cada vez mais.
Na segunda metade do século XX, com a tecnologia e a invenção de sistemas eletrônicos, tornou-se possível reproduzir o som com qualidade em qualquer ambiente.
PERÍODO grego e romano ( 650 aC - 400 dC )
A música teve origem em encontros em áreas abertas, e a sua forma eram todos os elementos que existiam na natureza. Com o surgimento da necessidade de lidar com grupos de entretenimento, tanto militar quanto politico, tornou-se evidente que com círculos concêntricos, seria possível juntar mais pessoas para que conseguissem ouvir igualmente. A voz humana é direcional, e diminui cada vez que o ouvinte se afasta do circulo, com isso, os assentos foram influenciados pelo padrão polar vocal. Isso levou à construções de pedra ou de barro.
Gregos
Os gregos construíram alguns dos primeiros anfiteatros ao ar livre. Um dos exemplos mais bem preservados é o Epidauro no Peloponeso nordestino em 330 aC, sobre o tempo de Aristóteles.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Arquitetura e Design
Curso de Arquitetura e Urbanismo