HIST 1
RAPHAELLA DE ALENCAR ALEIXO
SABRINA DE SOUZA E SILVA
Elizabeth: A era de ouro
MANAUS – AM
2015
RAPHAELLA DE ALENCAR ALEIXO
SABRINA DE SOUZA E SILVA
Elizabeth: A era de ouro
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina História da educação I, do curso de Pedagogia, ministrado pela professora Ágida.
MANAUS – AM
2015
Rainha Elizabeth I
O filme retrata a vida da Rainha Elizabeth I, na Inglaterra, no período de 1585, que governou além da Inglaterra, seus inimigos e as armadilhas realizadas para derrubar sua ideologia. Seu reinado já prevalece por quase três décadas. E a rainha está passando por um conflito com o Rei Felipe II, da Espanha, que apoiava Mary Stuart, sua prima, a tomar seu lugar ao trono. Tudo isso pois Elizabeth, conhecida por ser protestante, logo era considerada herege, ia contra a Inquisição, comandada pelo devoto religioso rei da Espanha, e imposta pela igreja católica romana que tinham o objetivo de germinar o catolicismo no povo inglês de uma vez por todas. Enquanto Elizabeth se prepara para a grande batalha contra a Espanha, surge um personagem que acaba encantando a rainha, Walter Raleigh, este que se apresenta em meio a uma reunião onde buscavam um marido para Elizabeth, era um aventureiro vindo do Novo Mundo e deu de presente para ela dois nativos. A rainha logo começa a se interessar por este homem e o nomeia Chefe da Guarda Real, apenas para tê-lo por perto. Ela passa a projetar nele as possibilidades de uma relação que até então não havia cogitado com ninguém.
Por ela ser uma rainha, não pode ser livre e nem tomar as decisões de acordo com o que quer, há uma cena no filme em que ela deixa claro o quanto inveja uma de suas empregadas só pelo simples fato dela possuir sua liberdade. É uma rainha muita intensa que nunca aceita ser comandada e nem reprimida por um Deus e seus possíveis súditos. No seu mundo não existe a palavra perdão.
Elizabeth é retratada