TEORIA DA CONTABILIDADE
Teoria da contabilidade é um conjunto de conceitos, definições que nos orienta para futuras investigações traçando mapas de uma realidade, que nos faz entender o porquê, quanto e quando das ocorrências de determinados fenômenos.
A contabilidade vem sofrendo influencias e a cada dia se reinventado. A realidade empresarial, com instrumentos financeiros, passivos ambientais, transformações societárias fazem da contabilidade um interesse pratico e profissional.
Ao longo da historia, a contabilidade vem utilizando diversos meios para registrar fatos que afetam o Patrimônio. São os diversos os desafios que antepõem aos profissionais contábeis e acadêmicos quanto à mensuração dos ativos e diversas Eras, e em cada período as forças motrizes da economia foi sofrendo alterações, alternando entre Terra, Capital e Trabalho, com a evolução dos tempos se da origem ao Patrimônio.
A Era agrícola, a terra era à base da economia e cada comunidade produzia a maioria de suas necessidades. A energia era muscular e toda produção era artesanal, estoques eram limitados e não havia meios de comunicação e transportes.
Na Era industrial teve um marco na qual foi a revolução industrial, em que a economia passou a ser movida pela maquino fatura,e que pode ser classifica como a fase cientifica da Contabilidade
A Era do conhecimento começou na metade do sec.XX, teve como base a economia Globalizada na qual os consumidores se aproximam dos meios de comunicações e transportes.Era de informações Instantâneas, o homem passa a enxergar um novo mundo com humanismo e sustentabilidade social, ambiental de talentos e de negócios.
O termo Goodill foi utilizado pela primeira vez na Inglaterra em decisões de disputa por terras. Para Hendriksen(1999) Goodwill é um ativo intangível,assim como contas a receber despesas antecipadas,aplicações financeiras ,etc.
A escola europeia de contabilidade foi importante para o avanço do conhecimento contábil. O sistema das partidas