HIST RIA DA CONTABILIDADE
PODEMOS OBERVAR QUE, DESDE A ANTIGUIDADE OS HOMENS PRIMITIVOS JÁ REALIZAVAM A PRATICA DA CONTABILIDADE, FAZIAM ISSO AO CONTAR SEUS INSTRUMENTOS DE CAÇA, PESCA E SEUS REBANHOS (PRATICA QUE NÃO TINHA NENHUM REGISTRO). FOI APENAS NA MESOPOTÂMIA QUE ENCONTRARAM OS PRIMEIROS REGISTROS PATRIMONIAIS, NO TERMINO DA ERA DA PEDRA PÁLIDA, OS HOMENS COMEÇAVAM A REGISTRAR SEUS PATRIMÔNIOS, NAS GRAVURAS, REGISTRAVAM O ROSTO DO ANIMAL E O NUMERO CORRESPONDENTE Á QUANTIDADE EXISTENTE.
COM O PASSAR DOS ANOS A CONTABILIDADE PASSOU A SER FUNDAMENTAL PARA O COMÉRCIO NA RELAÇÃO DE TROCA E BENS, OS EGÍPCIOS TEVE UM PAPEL DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE, POIS FORAM OS PRIMEIROS POVOS A UTILIZAR VALOR MONETÁRIO, A ESCRITURAÇÃO ERA FEITA EM PAPIROS (TIPO DE FOLHA USADA PELOS EGIPCIOS) E O SISTEMA CONTÁBIL TORNOU-SE DINÂMICO E DIÁRIO.
JÁ NA ERA DO RENASCIMENTO SURGIU FREI LUCA PACIOLI AUTOR DO MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS, UTILIZADO ATÉ OS DIAS DE HOJE, QUE TEM COMO PRINCIPIO CONTÁBIL QUE TODO LANÇAMENTO FEITO A CRÉDITO FAZ COM QUE SURJA OUTRA CONTA NO QUAL É REGISTRADO O MESMO VALOR A DÉBITO.
EM 1770 FOI BAIXADA EM PORTUGAL A LEI QUE REGULAMENTAVA O EXERCICIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL, E EM 1924 FOI REALIZADO NO RIO DE JANEIRO O 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE.
DIANTE DOS FATOS EXPOSTOS ACIMA, PUDE CONCLUIR QUE MESMO NOS PERIODOS MAIS PRIMITIVOS E DE FORMA ALEATÓRIA, O HOMEM VEM UTILIZANDO-SE DA CONTABILIDADE PARA AVALIAR O SEU PATRIMÔNIO, E AO PASSAR DOS ANOS OS MEIOS E RECURSOS UTILIZADOS VIERAM AGREGAR E FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA PROFISSÃO ANTES CHAMADA DE “OS GUARDADORES DE LIVROS”.