ORIENTA ES NORMATIVAS SISTEMA DE COMBATE A INC NDIO
1638 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZESORIENTAÇÕES NORMATIVAS, SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO
WELLINGTON COSTA E SILVA
SÃO PAULO 2014
Atualmente o Corpo de Bombeiros está agregado a Policia Militar. Desde a sua formação em meados do século XX vem evoluindo para o cumprimento e rigor das normas vigentes de segurança contra incêndio (CORPO DE BOMBEIROS, 2004).
Todos os dispositivos referentes ao combate a incêndio devem estar atendendo as normas da ABNT e do Decreto Estadual 38069/93 – Código de obras e edificação do Município de São Paulo.
Todas as exigências, que variam basicamente em função do uso, da área e da altura da edificação, encontram-se no Regulamento de Segurança Contra
Incêndio das Edificações e Áreas de Risco do Estado de São Paulo (Decreto
Estadual 56.819/11), que pode ser obtido na página do Corpo de Bombeiros, www.corpodebombeiros.sp.gov.br, sendo a forma e o conteúdo para apresentação conforme as Instruções Técnicas nº 01 e nº 42.
Questões.
1- Detalhar o sistema de combate a incêndio para o edifício residencial
Nas instruções para regularização do corpo de bombeiros apontam as seguintes informações:
Edificações residenciais simples adotadas no projeto da prefeitura local de São Paulo; Dispensam projetos de combate a incêndio.
Para residências com área construída igual ou superior a 750m² adotar projeto técnico simplificado do corpo de bombeiros.
Projeto Técnico Simplificado (PTS)
Indicado quando a edificação atender aos seguintes requisitos, não havendo necessidade de análise de projeto (planta) no Corpo de Bombeiros:
a. Possuir área construída menor ou igual a 750 m²,
b. Possuir até três pavimentos, desconsiderando o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento;
c. Ter lotação máxima de 100 pessoas, quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F da Tabela 1 do Decreto Estadual nº 56.819/11);
d. Ter, no caso de comércio de GLP (revenda), armazenamento de até 12.480 kg (equivalente