Hipóteses sobre o despertar da consciência de si mesmo do indivíduo
Hipóteses sobre o despertar da consciência de si mesmo do indivíduo 1
Petruska Passos Menezes2
RESUMO: O presente trabalho procura entender o que é autoconsciência ou consciência sobre si mesmo através dos estudos baseados na hipótese do Objeto Originário Concreto, teoria desenvolvida pelo psicanalista Armando Ferrari. O estudo começa buscando entender o que é identidade ou configuração egoica e os conceitos de Ferrari sobre o funcionamento psíquico. Ao final, procura compreender como ocorre a consciência e sua percepção sobre si, enfatizando as relações sistêmicas como construtoras do diálogo que gera a liberdade, a intenção de verdade e a melhoria das possibilidades de adaptação à vida. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com apoio do referencial teórico pertinente ao tema.
Palavras-chave: consciência de si mesmo, diálogo, Psicanálise, Objeto Originário Concreto.
Há pouco tempo, atendendo um paciente de 60 anos com muita dificuldade de verbalizar o que sentia, ele me disse o seguinte: “Eu passei a vida toda me sentindo preso. É uma sensação constante de estar na beira de um imenso abismo, com as mãos amarradas, sentindo-me todo amarrado, e prestes e ser jogado, a me jogar”. É interessante observar que ele conseguiu definir o que acontece com muitas pessoas ao longo de suas vidas, sem que elas se deem conta disso.
Muitas vezes, prendemo-nos, amarramo-nos, impomos a nós mesmos limites e regras que tolhem o nosso viver. Vivemos buscando certezas que julgamos ser verdades e prendemonos a essas crenças como se o nosso mundo dependesse disso e, assim, vamos perdendo nossa liberdade de ousar viver. Como entender essa prisão mental? E como sair dela?
Construir especulações sobre isso é o objetivo principal do presente trabalho.
Quando uma criança nasce, inicia seu processo de conhecer, sua investigação do mundo e, nesse processo, ela utiliza padrões que possam lhe fornecer referências. Através da observação, ela busca, no