hipocromia
Pitiríase versicolor: define uma infecção fúngica (micose) superficial caracterizada por alterações na pigmentação cutânea, conhecido comercialmente com "Impingem. Variam do branco, laranjado ao marrom, justificando o atributo "versicolor". O tratamento deve ser feito o quanto antes, caso o diagnostico seja tardio as possibilidades de se reverter o quadro são mínimas. O distúrbio de pigmentação é devido à colonização do estrato córneo por um fungo dimórfico, lipofílico, encontrado na flora normal da pele, conhecido como Malassezia furfur.
Sinonímia: Tinha (ou Tinea) Versicolor, Pano branco, Micose de praia; Impingem de praia.
Epidemologia: Afeta ambos os sexos e em todas as raças, e apresenta distribuição variável segundo a faixa etária, verificando-se a maioria dos casos em adultos jovens
Progressão e sintomas: Por sua característica lipofílica a Malassezia, vai fixar-se em locais com maior secreção de gorduras, como tronco, pescoço, couro cabeludo, rosto e conduto auditivo externo. Manifesta-se principalmente no verão e primavera, atingindo principalmente os jovens adultos de pele oleosa. As lesões são discretamente descamativas de dimensões variáveis. Em geral, podem notar a presença das lesões após exposição aos raios solares, devido a pele ficar bronzeada ao redor. É importante lembrar que a PV não é contagiosa e que hábitos de higiene precários não representam fator desencadeante dessa infecção.
Diagnóstico: O diagnóstico clínico baseia-se no aspecto e localização das lesões. O exame micológico direto ajuda a identificar o tipo de fungo e a lâmpada de Wood, a extensão e características das lesões micóticas.
Tratamento: O tratamento apresentou mudanças cronológicas, ocorrendo substituição gradativa de antifúngicos tópicos por sistêmicos. Pois algumas lesões ficam em difícil acesso tópico.
Pitiríase Alba: Este tipo de pitiríase é caracterizado por causar